Sistemas Loterias

30 de abr. de 2009

Vereador propõe criação da Guarda Civil Municipal em Lençóis Paulista

O vereador Gumercindo Ticianelli Júnior (DEM) está propondo a criação de uma Guarda Civil Municipal em Lençóis Paulista. A idéia foi debatid... thumbnail 1 summary

O vereador Gumercindo Ticianelli Júnior (DEM) está propondo a criação de uma Guarda Civil Municipal em Lençóis Paulista. A idéia foi debatida na semana retrasada por Júnior Dentista e Ismael de Assis Carlos, Formigão (PSDB), em audiência com o delegado seccional da Polícia Civil de Bauru, José Henrique Gomes dos Santos, e com os delegados de polícia, Luiz Cláudio Massa e Marcos Jefferson da Silva, que apoiaram a iniciativa.
Em entrevista à Central de Jornalismo Tribuna (CJT), Júnior explicou que a criação da Guarda Civil Municipal, que não seja exclusivamente para vigiar patrimônios públicos, vai reforçar significativamente a segurança na cidade, fazendo baixar os índices de criminalidade no município.
Júnior acrescentou que tanto o delegado seccional quanto os delegados de Lençóis Paulista apóiam a idéia e a proposta do vereador Carlos Pacola de montar uma casa de recuperação. "Aliadas, essas duas medidas vão coibir o avanço da criminalidade", prevê Júnior Dentista.
O vereador disse que na conversa com os delegados foi sugerido que sejam utilizados, pelo menos, dois guardas por bairro da cidade. Eles fariam o patrulhamento à noite e de madrugada em contato direto com as polícias Civil e Militar. Qualquer movimentação estranha nas vilas, a polícia seria acionada imediatamente e coibiria crimes como tráfico, furtos e roubos. "No passado, eu já sugeri a criação da Guarda Civil Municipal, agora estou lançando novamente a proposta", concluiu Gumercindo Ticianelli Júnior.

A favor

O delegado titular de Lençóis Paulista, Luiz Cláudio Massa, não esconde de ninguém que defende a criação de uma guarda motorizada ao invés do monitoramento da cidade com câmeras de vídeo. Na opinião do delegado, a substituição dos olhos eletrônicos pelo patrulhamento dá mais segurança à comunidade.
A criação de uma guarda motorizada já chegou a ser debatida no ano passado com o ex-delegado seccional da Polícia Civil de Bauru, José Donizeti Pinezi, em um período que foi registrado uma onda de furtos em lojas do Centro da cidade.

Cauteloso

O capitão Alan Terra, comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar, disse que o assunto deve ser tratado com cautela. Ele lembrou que Lençóis Paulista já teve uma Guarda Municipal atuando em outras frentes, além da vigilância de praças e prédios públicos. "Ela foi contestada no passado e pode ser novamente agora", afirmou o oficial, que tem dúvidas sobre o poder de polícia de uma Guarda Civil Municipal.
Diferentemente do delegado Luiz Cláudio Massa, o capitão tem simpatia pelo monitoramento da cidade com câmeras de vídeo. "Com o monitoramento do Centro, a PM intensificaria o patrulhamento nos bairros", explicou Terra, que vê com bons olhos os resultados positivos obtidos por cidades que já adotaram o monitoramento.

Confep

O vereador Matheus Trecenti Capoani, Pirikito, anunciou que o Confep (Conselho Federal Parlamentar) poderá liberar recursos para o monitoramento de Lençóis Paulista com câmeras de vídeo.
Pirikito foi eleito delegado municipal do Confep e afirmou que sua função é apresentar projetos ao conselho que poderá viabilizar recursos para as melhorias. "Uma das preocupações do Conselho é com a segurança", concluiu.

Palpites Loterias