Sistemas Loterias

8 de mai. de 2009

"Guarulhos e os projetos no Pronasci", por João Dárcio Ribamar Sacchi

Recentemente, na condição de secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, estive em Brasília acompanhando o prefeito Sebastião A... thumbnail 1 summary




Recentemente, na condição de secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, estive em Brasília acompanhando o prefeito Sebastião Almeida. Enquanto o chefe do executivo guarulhense participava das atividades alusivas à agenda do "Encontro de Prefeitos", com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitei para retomar contatos com técnicos e diretores das diferentes esferas do Ministério da Justiça.

Na oportunidade pude verificar o trâmite dos processos já indicados por Guarulhos para apreciação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), casos da complementação do monitoramento com câmeras eletrônicas, que poderá estender o benefício para outros pontos da cidade.

Desde a minha posse no comando da Pasta, assumi a tarefa de promover a modernização da Guarda Civil Municipal (GCM), para, assim, investirmos em mais segurança para nossa população. Neste particular constam uma revisão do plano de carreira da GCM e a criação de uma corregedoria, em atenção às exigências do Ministério da Justiça, já que nossa corporação é armada.

Vale ressaltar que a primeira fase do monitoramento eletrônico, com 23 câmeras espalhadas pelas principais ruas do centro comercial e também no Bosque Maia, será entregue oficialmente no final deste mês.

Outro evento importante marcado para o final de maio é a realização da etapa municipal da Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Na oportunidade vamos estreitar ainda mais nossos contatos com as diferentes comunidades do município no sentido de coletar opiniões para aprimorar serviços à população.

Na condição de conveniada ao Pronasci, Guarulhos poderá participar das outras duas etapas do Conseg: a estadual e a nacional, em agosto, em Brasília (DF).

Também estamos desenvolvendo outros dois projetos em parceria com outras secretarias municipais: a reformulação das rondas escolares, com a da Educação; e a Guarda Ambiental, com a de Meio Ambiente.

Com relação aos projetos elaborados e encaminhados ao Pronasci figuram a proposta de criação da Academia da GCM; a formação de um destacamento de Guarda Comunitária; a Reabilitação de Egressos de Presídios; combate ao Tráfico de Pessoas; Bases Comunitárias Móveis; reestruturação do Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard); instalação da sede do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), entre outros.

Neste ano em que a igreja Católica prega a Justiça como um dos processos para a obtenção da tão almejada paz entre os homens – o tema da Campanha da Fraternidade 2009 é "A Paz é fruto da Justiça" –, Guarulhos busca alternativas viáveis para aprimorar os mecanismos de segurança de sua população.

Nosso propósito é investir na melhoria da qualidade de vida dos guarulhenses, a partir da segurança; direito constitucional dos brasileiros.

JOÃO DÁRCIO RIBAMAR SACCHI é titular da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos.


Fonte: www.diariodeguarulhos.com.br

Palpites Loterias