Sistemas Loterias

1 de jul. de 2009

"Apatia política" - Um desabafo

A consolidação da democracia no Brasil é um grande desafio diante da apatia política do povo brasileiro. Apesar de vivermos em um regime dem... thumbnail 1 summary
A consolidação da democracia no Brasil é um grande desafio diante da apatia política do povo brasileiro. Apesar de vivermos em um regime democrático, ou seja, onde a soberania popular é a essência do poder, a pouca representatividade da população através de discussões sobre interesses coletivos têm colocado em xeque o nosso desenvolvimento em todos os aspectos. A participação é de suma importância para a consolidação da democracia e, consequentemente, da qualidade de vida que almejamos.


Assim, podemos inferir que a democracia participativa é aquela em que a participação social se efetiva através de diferentes mecanismos, ou seja, para além do voto. Ser um cidadão é estar em pleno gozo de direitos civis e políticos.

Não estamos cumprindo com o nosso papel constitucional em sua plenitude e, portanto, muito menos vivendo em um regime totalmente democrático, onde a soberania popular é exercida pelo povo que decide os rumos do governo de forma direta ou indireta. Temos a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 5º, que trata dos direitos individuais e coletivos.

Quantos brasileiros são capazes de perceber as nossas liberdades nele previstas?

A participação social nas políticas publicas pode acontecer de diferentes maneiras: por meio de conselhos, conferências e outros mecanismos criados livremente, como comitês gestores, fóruns de discussão, dentre inúmeros outros.

A Guarda Civil Municipal de Guarulhos, através da maioria de seus membros, demonstra desinteresse pelos seus direitos constitucionais. Diante da possibilidade de organizar-se em torno de um novo plano de carreira que valorize a categoria e conserte erros anteriores, não se mobiliza e pode perder a grande chance de crescer verdadeiramente.

Ela é um reflexo da maioria do povo brasileiro, pois se mostram apáticos diante de uma democracia que clama por participação.

Palpites Loterias