Sistemas Loterias

27 de jul de 2009

Programa de ronda preventiva da GCM Santo André

A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito e apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), l... thumbnail 1 summary

A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito e apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), lançou o Base (Bairro Seguro), programa que tem o objetivo de manter rondas preventivas comunitárias itinerantes pela cidade, com viaturas, motocicletas, bicicletas e guardas municipais.

Baseado em estudo dos índices de criminalidade, os primeiros pontos contemplados pelo programa serão as praças Cristo Operário, na Vila Linda, Maçonaria, nas proximidades do Shopping ABC, Bonfim, no Parque das Nações, Nepal, no Capuava, e Coronel Oliveira Lima, no Centro da cidade. "Esses locais foram escolhidos por apontarem maior necessidade de prevenção contra o crime. Isso não impedirá que novos pontos possam receber o programa", explica o secretário de Segurança Pública Urbana e Trânsito, Adilson de Lima.

O Base funcionará com uma viatura que ficará em um ponto fixo com cinco guardas, sendo que dois farão rondas a pé pela região, outros dois efetuarão rondas com bicicletas com o suporte de duas viaturas da Romo (Ronda Operacional com Motocicletas), além de uma viatura operacional convencional. Para o secretário, o programa busca proporcionar à população maior sensação de segurança, além de aproximar as pessoas da Guarda Civil Municipal. "Nosso objetivo é levar segurança a todos, de forma democrática e igualitária, focada na forma de atuação dos agentes de segurança, aproximando cada vez mais a sociedade aos guardas", afirma Lima.

Caso haja migração da violência para outros locais, o programa poderá chegar a outros pontos da cidade. "A princípio, focaremos em áreas de grande circulação de pessoas, onde roubos e furtos acontecem com mais frequência. No entanto, poderemos chegar às periferias. Tudo vai depender dos índices de criminalidade."

Novas viaturas - O secretário adiantou que está em processo de licitação a compra de 18 novas viaturas. "Teremos mais seis Blazers, seis motos e seis Paratis. Acredito que até o fim do ano os veículos estarão nas ruas."

Além das viaturas, no próximo dia 14 a GCM contará com o reforço de 75 homens que estão em treinamento desde abril. "Atualmente, contamos com 500 guardas. Nossa previsão é aumentar o efetivo para quase 800 homens até 2012."



FONTE: Diário do Grande ABC

Palpites Loterias