Sistemas Loterias

6 de nov. de 2009

Eventos marcam os 12 anos da Guarda Civil Municipal

A Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos está programando uma série de atividades, entre os dias 7 e 13 deste mês para c... thumbnail 1 summary

A Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos está programando uma série de atividades, entre os dias 7 e 13 deste mês para comemorar os 12 anos de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM).

Criado em 1997, o órgão tinha como principal incumbência suprir as atividades dos antigos guardas de patrimônio (GIII) e também zelar pela segurança dos próprios municipais. “Apesar de jovem, o destacamento ganhou prestígio junto à população graças ao trabalho sempre presente nas diferentes comunidades”, destaca o secretário João Dárcio Sacchi.

Na época, os guardas municipais tinham ação concentrada no Paço Municipal, no Bom Clima. Com a descentralização administrativa, o efetivo cresceu e ampliou seu leque de atividades, tendo sempre como principal referência a aproximação dos guardas às comunidades.

Atualmente, com cerca de 680 guardas (112 femininos), a GCM é exemplo nacional pelo dinamismo de suas atuações, pautadas pela conduta ordeira, organizada e criativa. A corporação é comandada pelo tenente-coronel da Reserva da Polícia Militar, Luiz Carlos Barreto de Oliveira, tendo como subcomandante Francisco Borotta e Geraldo Jânio Vendramini como diretor.

O órgão tem funções específicas de apoio à fiscalização de trânsito, além das rondas Escolar e Bike (no Bosque Maia e outros parques), e projetos educativos como a peça teatral “Marias” – que alerta as mulheres vítimas de violência a buscarem o amparo da lei, a partir dos preceitos da Lei Maria da Penha.

Dentre os projetos desenvolvidos pela GCM destaca-se o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard), levado a comunidades e escolas para ministrar técnicas de orientação a crianças e adolescentes sobre formas de evitar o assédio de traficantes de drogas.

A Guarda Civil Municipal de Guarulhos é o braço operacional da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos, comandada por João Dárcio Ribamar Sacchi. Além da sede, na rua Sete de Setembro, 164 – Centro, o órgão mantém o quartel da rua das Rosas, s/nº, na Vila Tijuco, onde funcionam o Centro de Treinamento de Armamento e Tiro (CTAT), o Canil, o Grupamento de Trânsito (Gtran) e o atendimento psicológico, entre outros serviços.

Em maio deste ano foi criado um destacamento especializado em meio ambiente, a Guarda Ambiental, resultado do trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente.



Programação



A comemoração de 12 anos da GCM começa às 8h do sábado, dia 7, com um Festival de Judô, no estádio João Carlos de Oliveria, (João do Pulo), na rua Maria Cerri, 7-A, no Jardim Divinolândia.

Na segunda-feira, dia 9, numa tenda montada no Calçadão da Dom Pedro II, haverá a apresentação dos destacamentos de Canil, da Banda, da Ronda Bike, e do Grupamento Ostensivo de Técnicas Especiais (Gote), entre outros.

No dia seguinte, terça-feira, dia 10, às 9 horas, o professor Jairo de Paula ministrará a palestra “Uma marca chamada Você”, no auditório do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (Unifig), na rua Dr. Sólon Fernandes, 155 – Vila Rosália.

Para a quarta-feira, dia 11, a partir das 9 horas, no Teatro Nelson Rodrigues, na rua dos Coqueiros, 74 – Lago dos Patos, na Vila Galvão, a atração será o Encontro Musical, com apresentações de Bandas Musicais dos destacamentos de Guarulhos e municípios convidados.

Na quinta-feira, dia 12, serão entregues medalhas de honra ao mérito da Guarda Civil Municipal. O evento, previsto para as 9 horas, será no Paço Municipal e contará com a presença do prefeito Sebastião Almeida entre outras autoridades.

O último dia, sexta-feira, dia 13, terá três atrações. A primeira, às 9 horas, definirá os campeonatos (masc/fem) de futsal, no ginásio poliesportivo do Bom Clima (Thomeozão) – rua João Bernardo de Medeiros, 508 – Bom Clima.

O segundo evento, também às 9 horas será a final do torneio de tiro do Centro de Treinamento de Armamento e Tiro (CTAT), a partir das 9 horas no Centro de Formação da GCM – rua das Rosas, s/nº - Vila Tijuco.

A programação será concluída às 18 horas, com a entrega de medalhas de campeões dos torneios de futsal e tiro, no ginásio poliesportivo do Bom Clima (Thomeozão).




Projetos


Bases Comunitárias – A Guarda Civil Municipal marcou presença junto às comunidades com a criação de bases descentralizadas. O órgão já soma 9 bases, além do quartel da antiga sede, na região central.

Banco de dados/Infocrim – Coleta de informações catalogadas junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, sobre pontos de maior violência na cidade para posterior implantação de serviços e ações sociais ( quadras de futebol, palcos de dança e representação teatral, etc), com vistas a prevenir a origem da violência.

Ronda Bike - Rondas com bicicletas em parques e logradouros públicos, com grupamento de 6 bicicletas, na área central. Em 2008 recebeu mais 10 bikes e estendeu o trabalho, com um grupamento de rondas itinerantes, atendendo praças e bairros.

Grupo Guard - Grupo Unido de Apoio à Repressão de Drogas, – Curso rápido, de uma semana, ministra aulas para crianças de 7 a 11 anos, nas escolas das redes estadual e municipal, e entidades. O curso prepara os alunos a repelir (evitar) o assédio de traficantes.

Banda Musical - Para eventos oficiais e outras atividades

Canil - Para ações de grande movimentação popular e repressão ao tráfico de drogas

Grupo de Teatro - Exibe a peça “Marias”, com mensagem alusiva à lei Maria da Penha. O GT da GCM já fez mais de 500 apresentações no Estado de São Paulo.

Guarda Ambiental - Criado em maio de 2009, para disciplinar e fiscalizar descartes de lixo e entulhos em áreas de preservação ambiental e de mananciais da bacia hidrográfica, bem como coibir ocupação irregular.



Mais informações na sede da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública de Guarulhos, pelo telefone 6475-9455.

Palpites Loterias