Sistemas Loterias

30 de dez. de 2009

Segurança Pública Municipal

Tendo em vista que uma das maiores preocupações dos cidadãos guarulhenses diz respeito à Segurança Pública, qual contribuição a administraçã... thumbnail 1 summary
Tendo em vista que uma das maiores preocupações dos cidadãos guarulhenses diz respeito à Segurança Pública, qual contribuição a administração pública municipal pode dar a essa importante área? Primeiramente, capacitação e valorização profissional ao efetivo da Guarda Civil Municipal. Treinamento, treinamento e mais treinamento a todo o efetivo, com ênfase na Filosofia de Polícia Comunitária, é alternativa viável.
O artigo 144 da CF/1988 define claramente que “segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”. Portanto, entende-se que o legislador convoca também toda a sociedade neste objetivo. Por ser no espaço público que acontecem a maior parte das ações da Guarda Municipal, estando em contato freqüente com a população, muitos são os resultados esperados para reduzir a violência e a criminalidade através dessa parceria.
A expectativa é desenvolver um profissional pró-ativo, ou seja, aquele que se antecipa aos fatores geradores de problemas. Dessa forma, o Município estaria contribuindo com o Estado nessa missão de oferecer segurança à população de maneira orientadora e qualificada. Do mesmo modo, seria uma estratégia organizacional que envolveria as demais instituições municipais e estaduais.
A filosofia de trabalho conhecida como “Polícia Comunitária” é uma idéia que precisa ser discutida e absorvida por toda a sociedade e demais órgãos públicos, com o intuito de satisfazer aos anseios de nossa população e quebrar velhos paradigmas em segurança pública.

Paulo Sanchez Perez
Guarda Civil Municipal de Guarulhos, Especialista em Polícia Comunitária

Palpites Loterias