CAMINHANDO E CANTANDO
Mesmo diante das dificuldades as pessoas encontram tempo para se dedicar a Projetos visando um Futuro melhor aos nossos jovens.
Esse exemplo a GCM DO MUNICIPIO DE PIRACICABA vem mostrando com o Projeto de “Alfabetização Harmoniosa: canto,ritmo e sopro” aplicado nas escolas do município com 300 crianças no ano passado e teve uma grande aceitação por parte principalmente dos alunos da rede escolar, que esse ano poderá chegar atender 1000 crianças.
RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Mudanças observadas com a implantação do projeto na unidade escolar
Ao colocar em prática o projeto de “Alfabetização Harmoniosa: canto, ritmo e sopro” a escola percebeu que houve uma crescente melhora na questão da concentração, da aprendizagem e da assimilação dos alunos referente aos conteúdos escolares. Ressaltamos também que as crianças passaram a ouvir mais atentamente, havendo uma diminuição no ruído sonoro produzido por elas à medida que foram percebendo a questão da altura dos sons que circundavam a escola e de sua própria voz. Outra questão relevante foi à elevação da auto-estima, pois resgatamos o papel da criança como construtora de conhecimento e autora de seu próprio discurso, do professor como mediador do processo educativo e da escola como lugar onde o conhecimento pode ocorrer de modo lúdico, mediado pelo ser afetivo e social que é a criança. Em relação ao comportamento, podemos afirmar que o índice de agressividade diminuiu consideravelmente, pois os alunos estão mais conscientes de seus atos e passaram a se interessar de maneira considerável pelas atividades desenvolvidas na escola, sobretudo em relação à música.
Procedimentos utilizados para a avaliação do Projeto
Acreditamos numa avaliação processual e contínua, sendo assim, esta acontece no decorrer do projeto através da: Avaliação diária por meio da participação, interesse e mudança de comportamento dos alunos.
Em momentos de Trabalho Pedagógico Coletivo junto ao músico, professores, coordenação e direção da escola.
Elaboração de portifólios;
Auto-avaliação dos alunos.
Palavras dos responsáveis pelo projeto na escola
Como Coordenadora posso dizer que as atividades de musicalização permitem que a criança se conheça melhor, desenvolvendo noção de esquema corporal, permitindo também uma melhora na comunicação entre eles. Sem dúvida este trabalho contribui bastante para a formação da personalidade dos alunos e os afastam do risco de envolvimento com práticas de agressividade aproximando-os mais da construção de sua cidadania.
Como Diretora posso ressaltar que no final do segundo semestre houve uma melhora significativa na aprendizagem, pois cerca de 72% das crianças já estavam alfabetizadas.
Toda a comunidade escolar agradece a parceria junto à Banda da Guarda Municipal de Piracicaba e também parabenizamos o excelente trabalho desenvolvido pelo músico em nossa unidade escolar.
Informação enviada pelo GCM M.SOUZA, Músico e Guarda Civil do Município de Piracicaba.
Parabéns!
Base City Las Vegas
GCM MORAES