Sistemas Loterias

8 de fev de 2010

Como Escolher Um Netbook

Até recentemente, os netbooks eram considerados computadores de segundo escalão, capazes de oferecer, satisfatoriamente, apenas navegação pe... thumbnail 1 summary
Até recentemente, os netbooks eram considerados computadores de segundo escalão, capazes de oferecer, satisfatoriamente, apenas navegação pela internet e troca de e-mails. No entanto, com os fabricantes competindo tão vigorosamente por qualquer fatia de mercado – ou seja, baixando os preços e adicionando cada vez mais recursos –,o consumidor já tem à sua disposição netbooks que são tão poderosos quanto eficientes.

Estes computadores baratos e portáteis se destinam a um enorme leque de usuários, de homens de negócios que estão constantemente em trânsito a pessoas comuns que procuram por um PC que possa ser transportado facilmente pelos cômodos da casa.

As diferenças principais

É fácil distinguir um netbook dos demais laptops. Normalmente, eles possuem telas widescreen de 8 a 10 polegadas e não têm drives óticos embutidos. Nenhum dos modelos disponíveis possui teclado completo, por isso, tarefas que demandam muita digitação são ainda mais complicadas de se levar a cabo do que num laptop normal – dito isto, porém, é justo destacar que os teclados tornam-se surpreendentemente confortáveis quando você se acostuma com eles (se possível, certifique-se de testar o teclado do modelo em que você está interessado antes de adquiri-lo).

Há uma abundância de entradas USB, webcams, slots para cartões de memória e compatibilidade com Wi-Fi. Você também encontrará em quase todos os netbooks a plataforma Atom (Intel), que inclui o processador Atom, gráficos integrados e memória (de 512 MB até 1 GB).

Não subestime a capacidade dessas máquinas. Elas definitivamente não se limitam a oferecer somente navegação na internet, compilação de documentos e processamento de textos. Além de tudo isso, elas podem trabalhar com fotos descarregadas de uma câmera digital, editando-as com um programa como o Adobe Photoshop Elements 7.

Com um pouco de paciência, é possível também transcodificar vídeos para outros formatos usando o Windows Media Encoder 9 ou editar filmagens com o Adobe Premiere Elements 7 ou reproduzir toda a sua biblioteca musical de um programa como o iTunes. Um netbook é capaz de reproduzir vídeos de sites como o YouTube ou filmes a partir de um drive externo (conectado por USB), sem qualquer tipo de distorção de imagem ou outros problemas.

As grandes empresas têm feito uso cada vez mais frequente desses pequenos computadores, pois você pode rodar neles qualquer programa de e-mail, encaixá-los facilmente a uma rede interna, instalar um cliente VPN e protegê-los com suítes antivírus e antispyware.

Cuidado com a configuração

Para adquirir um netbook que faz tudo isso por você, é preciso seguir algumas diretrizes básicas de configuração. Distinguir um modelo do outro pode ser complicado, pois eles têm muitas similaridades e poucos elementos chave que os diferenciem. Comece pelo sistema operacional. O Linux é barato e fácil de operar, mas o usuário médio tende a estar mais familiarizado e a se sentir mais confortável com o Windows.

Também há duas opções de disco rígido: os SSDs (solid-state drives, ou discos de estado sólido) e os discos rígidos comuns. Embora os SSDs possuam velocidades de transferência de dados mais alta, sejam duráveis e tenham vida útil maior, sua capacidade máxima de armazenamento num netbook não passa de 16 GB atualmente. Assim, a maioria dos modelos vem equipada com discos rígidos comuns que armazenam até 160 GB de dados. Não compre nenhum netbook com capacidade de armazenamento menor do que 60 GB.

O processador Atom, da Intel, é o mais rápido e eficiente que você pode encontrar no mercado para ultraportáteis. Nos modelos mais antigos, como o ASUS EeePC 4G e o HP 2133 Mini-Note, podem ser encontrados outros tipos, como o Celeron M, também da Intel, ou processadores VIA. Mas o melhor a fazer é evitá-los. Os netbooks mais recentes são quase que exclusivamente equipados com o Atom e muitos deles funcionam satisfatoriamente com não mais do que 1 GB de memória.

Quase todos podem ser atualizados para 2 GB, contanto que você saiba como fazer isso você mesmo. Para assegurar-se de que o Windows XP Home Edition fosse carregado em netbooks apenas, a Microsoft pediu que os fabricantes limitassem os modelos que usam o sistema operacional a 1 GB de memória – esses modelos representam a maior parte do mercado hoje.

Baterias tricelulares

Normalmente, as baterias padrão para netbooks são unidades tricelulares (menos de 30 W/hora). Nossos testes apontaram que nenhuma delas é capaz de assegurar ao usuário mais de três horas de funcionamento por recarga. Portanto, se suas atividades incluem viagens transcontinentais e aulas o dia todo, considere modelos que ofereçam baterias mais potentes, como o ASUS N10Jc-A1.

Recursos mais sofisticados tampouco são exclusividade dos laptops maiores. O HP Mini 1000, por exemplo, vem com um modem que faz uso de redes de telefonia celular para obter sinal de banda larga. Instalar games e conseguir joga-los, atividade considerada absurda num netbook até bem pouco tempo atrás, já pode ser alcançada (embora não espetacularmente) no ASUS N10Jc, graças ao chip gráfico da nVidia que ele carrega.

A Intel já está distribuindo a versão dualcore do processador Atom e netbooks ASUS com Windows 7. O que mais o futuro reserva para os netbooks? Contanto que as empresas consigam manter os preços lá embaixo, o céu é o limite.


Fonte: tecnologia.br.msn.com

Palpites Loterias