Sistemas Loterias

23 de mai. de 2010

GUARULHOS - Nova Cartografia Tecnologia a Lazer

A Prefeitura de Guarulhos apresentou trabalho denominado “Nova Cartografia utilizando tecnologia LASER” no XXIV Congresso Brasileiro de Cart... thumbnail 1 summary
A Prefeitura de Guarulhos apresentou trabalho denominado “Nova Cartografia utilizando tecnologia LASER” no XXIV Congresso Brasileiro de Cartografia realizado no período de 16 a 20 de maio em Aracaju – SE.

Trata-se da elaboração da nova base cartográfica da cidade, tendo em vista que o mapeamento até então utilizado estava desatualizado, pois foi elaborado há mais de 15 anos.

Este projeto foi financiado com recursos oriundos do PNAFM – Programa Nacional de Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros, sendo contratado em setembro de 2008 e entregue em um ano.

Até recentemente, os modelos digitais utilizados para representar a superfície de uma região eram derivados de mapas topográficos e representavam a superfície do terreno. Porém, com o surgimento do sistema de varredura a LASER, a cota de todos os elementos presentes na superfície do terreno pode ser registrada, incluindo construções e vegetação.

A nova base cartográfica não proporcionou ao município de Guarulhos somente a atualização do mapeamento. Ela foi também o primeiro passo rumo à integração das informações cartográficas, imobiliárias, urbanísticas e sociais em um futuro Cadastro Técnico Multifinalitário.

Além disso, as informações obtidas na nova base já estão sendo disponibilizadas através do site http://webgeo.guarulhos.sp.gov.br, tanto para uso interno da Prefeitura de Guarulhos quanto para o cidadão.

Palpites Loterias