Sistemas Loterias

12 de jul. de 2010

Canoas é a 1ª cidade da América Latina a receber audiomonitoramento

O município de Canoas, no Rio Grande do Sul, vai iniciar a implementação do Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD). O Minist... thumbnail 1 summary
O município de Canoas, no Rio Grande do Sul, vai iniciar a implementação do Sistema de Detecção de Disparos de Armas de Fogo (SDD). O Ministério da Justiça firmou na quarta-feira (30/06), em Brasília, o convênio de aproximadamente R$ 2 milhões com a cidade gaúcha. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e vão permitir que Canoas seja a primeira cidade na América Latina a ter esse tipo de sistema.

O SDD, desenvolvido pela empresa americana Shot Spotter, é composto por sensores de áudio que farão a cobertura do bairro de Guajuviras. Os sensores detectam e determinam a localização de ruídos explosivos e disparos de arma de fogo em uma área aproximada de 3,3 quilômetros quadrados.

A localização de cada incidente é fornecida com as coordenadas de latitude e longitude. O local exato do disparo é visualizado em um mapa da área, com uma margem máxima de erro de dez metros. O tempo de resposta do sistema, com informações detalhadas é de 9 a 15 segundos. Os dados serão coletados por uma central de videomonitoramento ligada ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), uma das ações vinculadas ao Pronasci.

Após a calibragem do equipamento, o sistema é capaz de distinguir os disparos de arma de fogo de ruídos típicos de áreas urbanas como, por exemplo, fogos de artifício e escapamento de automóveis. O sistema também é capaz de distinguir diferentes calibres de armas.

Nos Estados Unidos, o equipamento já está em funcionamento em mais de 50 cidades, como a capital Washington, Los Angeles, Chicago e Boston - em todas, com excelentes resultados. Segundo o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o audiomonitoramento usa de inteligência para combater a criminalidade. “Esse sistema nos permite mapear onde o crime está e agir imediatamente com a polícia militar, inclusive salvando vidas”, completou o prefeito.

O bairro de Guajuviras tem uma população aproximada de 70 mil habitantes. Em 2009, o bairro foi a nona região do país a receber o Território de Paz, que levou diversas ações do Pronasci à comunidade.

GCM MORAES
Setor de Comunicação e Despacho

Palpites Loterias