Sistemas Loterias

12 de out. de 2010

Resgate dos 33 mineiros no Chile

Resgate dos 33 mineiros GUARULHOS - Os 33 Mineiros soterrados já começam ser resgatados nesse momento, para realizar a operação com o cuidad... thumbnail 1 summary
Resgate dos 33 mineiros
GUARULHOS - Os 33 Mineiros soterrados já começam ser resgatados nesse momento, para realizar a operação com o cuidado necessário, dois paramédicos serão enviados para baixo para acompanhar o resgate e, 12 horas depois, eles serão substituídos por mais dois paramédicos. Um por um, os mineiros irão subir na cápsula numa jornada de 20 minutos de duração e de 622 metros de altura.
A Fênix não subirá em linha reta, pois o túnel foi perfurado com uma leve inclinação para que não houvesse risco de desabamento. No trajeto, a cápsula deve girar cerca de 350 graus de dez a doze vezes durante as curvas que antecedem o buraco de saída. Ou seja, já se espera vibração forte dentro da cápsula, com choques na parede que podem provocar faíscas.

De acordo com o jornal La Tercera, a cápsula tem 4, 5 metros de altura e é formada por duas partes. O compartimento superior é fechado e funciona como uma máquina para abrir caminho. Na parte de baixo, onde ficará o mineiro, há ventilação e tanques de oxigênio para casos de emergência, além de microfones para comunicação com o exterior.
A expectativa é de que demore cerca de uma hora para a cápsula de salvamento realizar uma volta completa, de ida e vinda, já que a cada resgate a cápsula passará por uma revisão.
Os mineiros já estão contando com apoio de um time de psicólogos para que consigam suportar as condições extremas do confinamento. Mas, na semana passada, eles também tiveram uma hora por dia de treinamento para lidar com a mídia, incluindo como responder a perguntas mais indiscretas sobre o período que passaram presos, suas vidas pessoais e suas famílias.
GCM MORAES


Palpites Loterias