Sistemas Loterias

25 de out. de 2010

São Paulo - Coronéis dominam as subprefeituras

São Paulo - Para tentar diminuir a sensação de desordem na cidade e melhorar a eficiência dos serviços de zeladoria, o prefeito Gilberto Kas... thumbnail 1 summary


São Paulo - Para tentar diminuir a sensação de desordem na cidade e melhorar a eficiência dos serviços de zeladoria, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) já passou metade das chefias de subprefeituras de São Paulo para as mãos de oficiais da reserva da Polícia Militar. Por enquanto, 14 dos 31 subprefeitos são coronéis aposentados e outros dois devem ser indicados para Guaianases e Vila Prudente.

Outros 17 oficiais são chefes de gabinete, braço direito dos subprefeitos, e 24 trabalham em posições de segundo escalão, como coordenadorias de planejamento e desenvolvimento urbano ou de projetos e obras.

Ao todo, 54 oficiais aposentados trabalham nas subprefeituras. Contando as vagas em outras secretarias da administração municipal, os policiais já chegam a 78. Já há mais oficiais da reserva trabalhando na administração municipal que coronéis na ativa – são 61 atualmente na Polícia Militar em todo o Estado.

A estratégia de usar PM na Prefeitura teve início em julho de 2008 com a indicação do coronel Rubens Casado para a Subprefeitura da Mooca. “São pessoas com excelente formação e com ampla vivência na gestão de grandes estruturas, que acabam se aposentando no auge da capacidade profissional”, defende o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo. “A parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura nunca esteve tão estreita.”

O uso dessa mão de obra ocorre paralelamente à mudança de papel das subprefeituras na cidade implementadas pelo atual gestão. Kassab centralizou a administração municipal, diminuindo o orçamento e as tarefas dos subprefeitos.

Cabe às subprefeituras cumprir com a tarefa da zeladoria, cuidando de serviços como tapa-buraco e cortes de matos.
Isso tem motivado reclamações de moradores e associações que anteriormente tinham trânsito mais fácil nesses postos regionalizados.

Muitos reclamam das dificuldades em ser recebidos e da falta de jogo de cintura dos coronéis para solucionar problemas que teoricamente não estão na sua alçada. “Você sabe que sou apenas um zelador”, é uma das frases mais ouvidas.

Kassab também contratou em menos de um ano 6.280 integrantes da corporação dentro da “Atividade Delegada” – programa de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado aprovado em dezembro de 2009 pela Câmara Municipal e ampliado no início do mês para outros nove municípios do interior.

No efetivo que trabalha para o governo municipal, já são 300 homens da Tropa de Choque que ajudam nas ações de combate aos ambulantes e em serviços de zeladoria da cidade, incluindo a Rota.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/coroneis-dominam-as-subprefeituras/

Palpites Loterias