Sistemas Loterias

28 de fev. de 2011

Guarulhos - Gote Prende Assaltantes de Ônibus

No final da tarde de ontem (27), os GCMs 3ª Classe Mariano, Denis, Rocha e Thiago Silva , todos integrantes do Grupamento GOTE I (com motos)... thumbnail 1 summary
No final da tarde de ontem (27), os GCMs 3ª Classe Mariano, Denis, Rocha e Thiago Silva, todos integrantes do Grupamento GOTE I (com motos), dirigiam-se para o evento programado na Praça Orobó no Parque Presidente Dutra, quando na Avenida Otavio Braga de Mesquita, Macedo, foram solicitados pelos ocupantes do ônibus prefixo 2084 da Empresa de Ônibus Vila Galvão que fazia a linha 431 (Paes de Barros/Centro).

O motorista J A C de 43 anos e o cobrador A S de 23 anos informaram que o coletivo havia sido assaltado há poucos minutos por dois elementos. De posse das características dos indivíduos os GCMs saíram em busca pela região na tentativa de localizá-los.

Durante as buscas os GCMs localizaram dois suspeitos próximos ao Canecão, na mesma avenida. Durante a averiguação em poder dos suspeitos foram localizados sete celulares, R$ 101, uma carteira e uma barra de ferro, indagados sobre a procedência dos produtos e do dinheiro encontrados os suspeitos confessaram que haviam acabado de roubar um ônibus.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos dois acusados e solicitado o apoio para encaminhamento dos mesmos ao 1º DP. Compareceu ao local dos fatos a viatura 1124 da Guarda Ambiental da GCM com os GCMs CD Vitor e 3ª Classe Fonseca e Paulo, que estava em patrulhamento pela região.

Já no 1º DP os suspeitos foram reconhecidos pelas vitimas do coletivo e identificados como sendo Jarbas Rosa Junior de 26 anos, com passagem por furto e Marcos Luiz Silva Bizarria dos Santos de 21 anos, com passagem por porte ilegal de arma e segundo ele mesmo integrante de uma facção criminosa.

Parabéns ao GOTE!
GCM MORAES

26 de fev. de 2011

Homenagem aos Mamonas Assassinas No Carnaval do Rio de Janeiro

O desfile da Inocentes de Belford Roxo escola do Grupo de Acesso terá como enredo ‘De Guarulhos para o palco da folia. Sonhos, irreverência... thumbnail 1 summary
O desfile da Inocentes de Belford Roxo escola do Grupo de Acesso terá como enredo ‘De Guarulhos para o palco da folia. Sonhos, irreverência e alegria’, lembrando os 15 anos da morte dos Mamonas Assassinas.

De acordo com o carnavalesco Cristiano Bara, com quatro setores e cinco alegorias, ele vai procurar contar a história dos jovens músicos misturando com a do povo brasileiro. “Eles são oriundos das classes mais baixas. Qualquer criança pobre sempre sonhou em visitar à Disney, por exemplo. Com eles não foi diferente. Mas isso só foi possível depois da conquista da fama e do dinheiro”, diz.

Familiares dos músicos já confirmaram presença no desfile e virão no último carro, em formato de coração. O pai do vocalista Dinho, Hildebrando Alves, cedeu, inclusive, a verdadeira Brasília Amarela usada pela banda. A agremiação ainda estuda como fará para acoplar o veículo a uma das alegorias. “Acredito que vamos usar cabos de aço e colocar ela à frente do nosso abre-alas”, adianta o presidente Reginaldo Gomes.

Matéria Completa no Link Abaixo:
http://hpk.com.br/blog/homenagem-aos-mamonas-assassinas-no-carnaval-do-rio-de-janeiro

Avião da FAB cai após combater traficantes

Um avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), um turboélice A29 Super Tucano (igual ao da foto), um dos mais poderosos modelos de aerona... thumbnail 1 summary
Um avião de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), um turboélice A29 Super Tucano (igual ao da foto), um dos mais poderosos modelos de aeronaves de guerra da esquadrilha de helicópteros de combate e aviões de caça estacionada na Base Aérea de Porto Velho, caiu no final da tarde desta sexta-feira a 300 metros do aeroporto civil desta Capital.

As causas do acidente ainda não foram explicadas. A imprensa foi proibida de se aproximar do caça e duas avenidas de acesso ao aeroporto imediações foram interditadas. O Comando da Aeronáutica em Brasília publicou nota limitando-se a informar que o aparelho apresentou “problemas” e forçou o piloto, o 1º Tenente-Aviador Marcelino Aparecido Feitosa, a abandonar o equipamento em vôo, ejetando-se. Ele não sofreu ferimentos, mas foi hospitalizado para observação.

Como ele caiu sobre uma árvore, seu corpo não foi de imediato localizado (só a Torre de Controle do aeroporto sabia, avisada pelo miltar por seu rádio portátil.)

O secretário da Segurança Pública de Rondônia, Marcelo Bessa, esteve pessoalmente comandando os serviços de busca ao piloto ao lado de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Aeronáutica
NoticiaRo.com, por sua vez, soube que o avião vinha de Cruzeiro do Sul, no Acre, e isso causa a suposição, ainda não confirmada ofcialmente (e é mais provável que a FAB, como de costume, negue) que o avião estivesse retornando de uma missão de combate a narcotraficantes e possa ter sido avariado ao enfrentar algum avião estrangeiro também armado.

Veja o restante da matéria no link abaixo:
http://hpk.com.br/blog/aviao-da-fab-cai-apos-combater-traficantes

25 de fev. de 2011

Concurso Público em Guarulhos

A Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização, no uso de suas atribuições legais, faz saber q... thumbnail 1 summary
A Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização, no uso de suas atribuições legais, faz saber que fará realizar concurso público, regido de acordo com as presentes Instruções Especiais e seus Anexos,  por meio do Instituto Brasileiro de
Administração Municipal - IBAM, para preenchimento de vagas nas funções constantes no Link abaixo.

A Prefeitura de Guarulhos  realizar de acordo com os Decretos n.°s 1 5.214/1989,22.353/2003 e 23.704/2006, Lei Federal n.º 7.853/1989; Lei Orgânica Municipal de Guarulhos e Lei Municipal n.º 4.772/96 e obedece às normas deste Edital, conforme autorização contida nos processos nºs. 46.281/10 e 6.113/2011.

As inscrições ficarão abertas: através da Internet, de acordo com o item 2.6 deste Capítulo, no período de 01 a 22 de março de 2011. no Posto de Atendimento do IBAM instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, à Rua João Gonçalves, 439 Centro – Guarulhos-SP, nos dias 22 e 23 de março de 2011 (das 9 às 16 horas), ou acesse o Site IBAM abaixo.

1 - ANALISTA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO

2 - CONTADOR

Acesse o Edital:
http://www.ibamsp-concursos.org.br/inscricoes/documento.php?d=2157

Fonte: ibam
gcm moraes

Veja o Incrível Video de Guarda Civis e Bombeiros Resgatando um Bebê do Rio Após Acidente de Carro

Bebê resgatado de canal após acidente de carro está em estado gravíssimo. A menina de um ano e dois meses que foi resgatada de um canal apó... thumbnail 1 summary
Bebê resgatado de canal após acidente de carro está em estado gravíssimo.
A menina de um ano e dois meses que foi resgatada de um canal após um acidente de carro no Recreio dos bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde de quinta-feira (24), continua internada na manhã desta sexta-feira (25) em estado gravíssimo no Hospital Miguel Couto, no Leblon, na zona sul, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Ela está no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) pediátrico da unidade.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo com quatro pessoas caiu em um canal na estrada Vereador Alceu de Carvalho. Entre as vítimas estava a criança, que passou cerca de 15 minutos desaparecida nas águas do canal, veja o trabalho em conjunto da Guarda Civil e dos Bombeiros no resgate.

CLIQUE AQUI E CONFIRA ESSE INCRÍVEL VÍDEO.

23 de fev. de 2011

Justiça nega pedido de liminar para acusados de assassinar Mércia Nakashima

Justiça nega pedido de liminar para acusados de assassinar Mércia Nakashima São Paulo - A Justiça de São Paulo negou mais uma vez um pedid... thumbnail 1 summary
Justiça nega pedido de liminar para acusados de assassinar Mércia Nakashima

São Paulo - A Justiça de São Paulo negou mais uma vez um pedido de liberdade do advogado Mizael Bispo de Souza e do vigia Evandro Bezerra Silva.

Eles são suspeitos de envolvimento na morte de Mércia Nakashima e estão foragidos.

Os dois acusados tiveram a prisão preventiva decretada em dezembro do ano passado, mas ainda não foram julgados.

A Justiça já havia negado pedidos anteriores de habeas corpus, bem como a devolução dos bens de Mizael.

Crime

Mércia Nakashima desapareceu em 23 de maio de 2010, e seu corpo e seu carro só foram encontrados em junho, em uma represa de Nazaré Paulista, após a denúncia de um pescador. Mizael é acusado de ter matado a ex-namorada com a ajuda do vigia Evandro Bezerra.
Os dois, que negam a acusação, estão foragidos.





Mizael Bispo de Souza e Evandro Bezerra Silva, acusados de matar Mércia Nakashima, já aparecem como procurados no site oficial da Polícia Civil de São Paulo.



MIZAEL BISPO DE SOUZA
Sexo Masculino
Nasc. em : 05/03/1970
Natural de : Paratinga - BA
Características : 40 ANOS, PARDO, CABELOS CASTANHOS, OLHOS CASTANHOS
De interesse para : Divisão de Capturas - DIRD - fone: 3311-3165 Delegacia de
Pessoas Desaparecidas -
DHPP - Fone: 3311-3547

Histórico : Procurado pela polícia paulista, Mizael Bispo de Souza, vulgo
"Bispo, acusado pela autoria de homicídio qualificado, que vitimou a advogada Mercia Mikie Nakashima. Prisão decretada pela Vara do Júri da Comarca de Guarulhos, em 07/12/2010.



EVANDRO BEZERRA SILVA
Homicídio qualificado Sexo Masculino Nasc. em : 24/09/1971 Natural de : Olho D Agua Flores - AL Características : 39 ANOS, PARDO, CABELOS CASTANHOS, OLHOS CASTANHOS De interesse para : Divisão de Capturas - DIRD - fone: 3311-3165 Delegacia de Pessoas Desaparecidas - DHPP - fone: 3311-3547

Histórico : Procurado pela polícia paulista, acusado juntamente com Mizael Bispo de Souza, pela co-autoria de homicídio qualificado, que vitimou a advogada Mercia Mikie Nakashima. Prisão decretada pela Vara do Júri da Comarca de Guarulhos, em 07/12/2010.



ACESSE O SITE OFICIAL DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO AQUI

VAMOS AJUDAR PESSOAL....

22 de fev. de 2011

8 Videos de Policiais e Soldados Dançarinos

O video do policial suéco devidamente uniformizado com sua viatura está bombando na rede. Ao som de uma música eletrônica o policial dança o... thumbnail 1 summary
O video do policial suéco devidamente uniformizado com sua viatura está bombando na rede. Ao som de uma música eletrônica o policial dança o tempo todo e até se aproxima da câmera dos turistas que o filmavam. O policial não faz feio e dança cheio de desenvoltura. O video já tem mais de 1 milhão de visualizações no Youtube, sendo um verdadeiro hit. Esse ai nem comento!




Veja agora o Video do Policial dançarino e depois Clique aqui e Veja + 8 Videos, mas o que vocês acharam dessa atitude dos policiais?



Acesse aqui e confira outros Videos

GCM MORAES
Obs: Todos videos já estão publicados na internet há muito tempo e não são de minha autoria.

21 de fev. de 2011

Veja o Video - Escrivã é deixada Nua e Revistada à força na Delegacia

Um caso de humilhação, no qual delegados e policiais de São Paulo tiraram à força a roupa de uma colega, em busca de provas que supostamente... thumbnail 1 summary
Um caso de humilhação, no qual delegados e policiais de São Paulo tiraram à força a roupa de uma colega, em busca de provas que supostamente a incriminariam. O fato aconteceu no 25° Distrito Policial em Parelheiros, zona sul de São Paulo.

As imagens gravadas pela corregedoria da polícia civil, que mostram um suposto caso de corrupção praticado por uma ex-escrivã. Segundo a denúncia, a policial teria recebido R$ 200 para ajudar um acusado a se livrar de um inquérito. A investigação transcorria normalmente até que o delegado Eduardo Henrique de Carvalho Filho, decide que a acusada seria revistada. Ela não se recusa, mas pede a presença de policiais femininas.



O pedido é feito nada menos do que 20 vezes em pouco mais de 12 minutos. Além do delegado Eduardo, está na sala o delegado Gustavo Henrique Gonçalves - que também é da corregedoria da Polícia Civil - e o delegado titular da delegacia, Renato Luiz Hergler Pinto, chefe da acusada.

Em vários momentos da gravação, feita pelos próprios policiais, a acusada pede a ajuda do chefe. No vídeo é possível identificar pelo menos seis homens e duas mulheres, todos agentes públicos.

Veja a Opinião de um Delegado sobre o Assunto no Link abaixo:


GCM MORAES

20 de fev. de 2011

Guarulhos - Gote encontra produtos de roubo e armas na HATSUTA.

GCMs do GOTE – Grupo de Operações Táticas Especiais, que estavam no 1º DP de Guarulhos na tarde de ontem (19), terminando uma ocorrência for... thumbnail 1 summary
GCMs do GOTE – Grupo de Operações Táticas Especiais, que estavam no 1º DP de Guarulhos na tarde de ontem (19), terminando uma ocorrência foram comunicados por dois homens que teriam sido assaltados nas proximidades do Viaduto Cidade de Guarulhos, por dois indivíduos em uma moto vermelha, imediatamente os GCMs do GOTE I, 2ª Classe Leôncio, 3ª Classe Wernes e Tadeu e os integrantes do GOTE II, 2ª Classe Nilson e 3ª Classe M. Lima, saíram em busca dos criminosos.

Uma testemunha que presenciou o roubo seguiu os elementos até a Comunidade Carente Hatsuta (uma das mais perigosas do município), e viu em qual moradia os elementos entraram com a moto, a testemunha mostrou o local aos GCMs que solicitaram apoio do GTRAN – Grupamento de Transito da GCM, que compareceu ao local com os GCMs 1ª Classe Marcos e Lucio, 2ª Classe Cleodon, A. Correia e Marco, 3ª Classe Renato Penha. O Tenente André Elias da PM passava pelo local com a Viatura 44004 e parou para prestar apoio solicitando mais quatro viaturas da PM.


Os GCMs do GOTE entraram na Comunidade, mas a moradia foi abandonada pelos indivíduos que fugiram pelos fundos. No local os GCMs encontraram centenas de cartões de banco, documentos, três armas sendo que duas eram falsas, um alvará de soltura em nome de Edvaldo Antonio Doracioto e uma moto Yamaha YBR vermelha de placas EHW 1610 de Guarulhos.

Todos os itens encontrados na moradia foram encaminhados ao 1ºDP e a moto apreendida sendo posteriormente reconhecida pelas vitimas que aguardavam no DP.

Os produtos encontrados na moradia somavam mais de 150 cartões de bancos, CPF e transporte, cinco relógios, um celular, dezenas de documentos diversos, varias carteiras, um revolver calibre 32, uma pistola de plástico e uma imitação de revolver.

Alberto Ribeiro de 49 anos, eletrecista, teve documentos, ferramnetas, celular e dinheiro roubados, Já Wilson Saturnino de Freitas de 35 anos teve os cartões do banco e do Bilhete Único e R$ 100,00 subtraídos. Ambos conseguiram recuperar todos os pertences menos o dinheiro.

O Alvará de Soltura localizado pelos GCMs comprovaram que Doraciato tem passagens por tentativa de homicídio, roubo, guarda falsa entre outros delitos, caso seja comprovado que a moradia onde os produtos de roubo foram encontrados seja sua ele responderá por porte ilegal de arma, receptação e roubo já que a moto empregada para os assaltos esta em seu nome.

A ocorrência foi apresentada a Autoridade de Plantão, Delegado, Dr. Adriano Menechini que elaborou o BO de apreensão de documentos, veiculo e armas.

A investigação agora segue a cargo da Policia Civil.

Fonte: Luiz carlos

Parabéns - GOTE.
GCM MORAES

19 de fev. de 2011

Cadastro Nacional de Ações Coletivas

A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça emitiu parecer favorável a um projeto de lei instituindo no Brasil um cadastr... thumbnail 1 summary
A Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça emitiu parecer favorável a um projeto de lei instituindo no Brasil um cadastro nacional de ações coletivas. A minuta do projeto foi encaminhada pelo Grupo de Trabalho das Ações Coletivas do Conselho Nacional de Justiça, e mereceu poucos reparos. O projeto deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional pelo Executivo. O objetivo do banco de dados é dar maior racionalidade no julgamento das ações coletivas, evitando a repetição de processos sobre o mesmo assunto e com as mesmas partes. Com o uso da tecnologia na identificação desses casos, os processos podem ter solução conjunta.

Enquanto a proposta de projeto de lei tramita no Executivo, o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público trabalham na elaboração de resolução conjunta para criar o cadastro nacional de ações coletivas. “A resolução visa criar requisitos técnicos e operacionais para instituir o sistema de prevenção de ações coletivas”, afirmou Felipe Locke Cavalcanti, conselheiro Nacional de Justiça e presidente do grupo de trabalho encarregado do assunto.

O cadastro, que deverá ser alimentado de forma automatizada, contribuirá para desafogar o Judiciário e dar maior agilidade na solução dos processos coletivos, principalmente nas áreas de telefonia, saúde e meio ambiente. A proposta inicial de resolução foi debatida nesta quinta-feira (17/02) pelo grupo de trabalho, que deve concluir suas atividades no próximo mês, encaminhando a proposta para aprovação do plenário do CNJ.

Gilson Euzébio
Agência CNJ de Notícias

GCM e Polícia Militar renovam convênio.

A partir desta semana passa a vigorar convênio entre a Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM) e a Polícia Militar para utilização conjunt... thumbnail 1 summary
A partir desta semana passa a vigorar convênio entre a Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM) e a Polícia Militar para utilização conjunta da sala de Central de Monitoramento Eletrônico, que conta com 23 câmeras espalhadas pela região central e centro expandido que registram ocorrências 24 horas. A central foi inaugurada em meados de 2009.

Com o acordo, um policial militar interagirá com os operadores da Central da GCM e orientará as ações dos PMs que fazem policiamento nas ruas do centro da cidade e das unidades táticas que precisarem ser acionadas pela corporação. “Esta parceria foi muito bem-sucedida durante a operação de final de ano em 2010, reduzindo as estatísticas criminais. Por isso, assim que o novo comandante do 15º Batalhão assumiu, fizemos a proposta de renovação do convênio, o que foi prontamente aceito”, afirma o secretário João Dárcio Ribamar Sacchi.O tenente-coronel Almeida vê positivamente a parceria estabelecida

Tendo assumido o comando do 15º Batalhão da PM no final de janeiro, o tenente-coronel Marcos Antonio de Almeida vê positivamente a parceria estabelecida. “Os números mostraram redução nos índices de criminalidade nas áreas atendidas pela CME. Isso por si só já favorece a manutenção desta atuação com a GCM. A interação é muito profícua, pois a GCM terá o contato com modus operandi de policiais militares experientes que trabalham na sala de monitoramento na operação”, analisa o comandante.

Em visita à sede da Secretaria de Segurança Pública de Guarulhos, Almeida conheceu a sala de videomonitoramento Eletrônico, com sede na Inspetoria Regional Centro, na rua Sete de Setembro. “Apesar de nosso profissional atuar como observador (não operará a cabine), as informações obtidas na CME rapidamente são repassadas para o Copom Guarulhos (Centro de Operações da Polícia Militar) e agilizam nossas ações nas ruas centrais”, ressaltou o comandante Marcos Antônio.

Fonte: guarulhos.sp.gov.br

15 de fev. de 2011

GCM de Guarulhos/SP tira dois assaltantes das ruas

GCM de Guarulhos/SP. Demonstrando definitivamente que esta a serviço da população guarulhense GCM tira assaltantes das ruas. Duas funcionár... thumbnail 1 summary
GCM de Guarulhos/SP.
Demonstrando definitivamente que esta a serviço da população guarulhense GCM tira assaltantes das ruas.

Duas funcionárias do setor administrativo da Loja Baú da Felicidade, localizada no calçadão da Rua Dom Pedro, estavam se dirigindo por volta das 15h40 ao Banco Bradesco para efetuar o deposito do faturamento da loja de sexta e sábado no valor de R$ 16.753.73, quando foram abordadas na Rua Luis Gama por dois homens armados em uma moto, com a arma apontada para as vitimas os assaltantes obrigaram as duas a entregarem uma bolsa e a sacola com o dinheiro e fugiram.

Os GCMs 2ª Classe Willian e 3ª Classe Thiago Silva do Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE 1, em patrulhamento de rotina com motos, suspeitaram de dois indivíduos com uniformes da Telefônica em uma moto Honda Titan Vermelha de placas DOI-6501 de São Paulo, os GCMs passaram a segui-los a distancia até a Rua Nove de Julho no Centro, quando perceberam que estavam sendo seguidos e que seria muito difícil escapar (já que as motos da GCM eram mais potentes), os dois elementos desceram da moto e se entregaram.

Durante a averiguação foi encontrado em poder dos indivíduos um revolver calibre 38 municiado, uma bolsa feminina e uma sacola com grande quantidade em dinheiro.

Em apoio a ocorrência a viatura 1186 composta pelo comandante do GOTE CD Lemos GCM 2ª Classe Costa e 3ª Classe Dario, além dos GCMS 3ª Classe Moisés e Luiz Fernando da Ronda Bike compareceram ao local.

Diante do que foi encontrado os Gcms deram voz de prisão aos dois elementos que foram encaminhados ao 1º DP, Centro, sendo em seguida reconhecidos pelas vitimas do roubo.

Os assaltantes foram identificados como sendo Marcos dos Santos de 34 anos e Claudio Alves Corrêa de 42 anos, ambos com passagens pela policia.

Apresentados a Autoridade de Plantão a Delegada Drª Luciana ratificou a voz de prisão dada pelos GCMs.

Os dois assaltantes provavelmente serão enquadrados em flagrante por roubo qualificado e porte ilegal de arma. A moto utilizada no roubo é de propriedade de um dos assaltantes e foi recolhida ao pátio da delegacia.

gcm moraes
fonte: email

9 de fev. de 2011

Veja O Video - Prenso Suspeitos de Esfaquear Músico Próximo ao Bosque Maia

Os jovens se intitulam punks e estavam pichando tapumes de uma construção em Guarulhos. O músico tentou evitar a ação nos muros de seu esta... thumbnail 1 summary

Os jovens se intitulam punks e estavam pichando tapumes de uma construção em Guarulhos. O músico tentou evitar a ação nos muros de seu estabelecimento que ficava do outro lado da rua e foi espancado por 20 pessoas. Três suspeitos foram reconhecidos e autuados em flagrante. O músico está internado na UTI.



Fonte: R7

8 de fev. de 2011

Aumento no desmatamento na amazônia

Informações divulgadas hoje pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que a região amazônica registrou aumento no desmatamento em... thumbnail 1 summary
Informações divulgadas hoje pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que a região amazônica registrou aumento no desmatamento em novembro e em dezembro do ano passado.

Apesar de detectar o aumento, os dados do DETER – sistema de alerta prévio de desmatamento do INPE – não são precisos o suficiente para se tirar grandes conclusões. Para o cientista político Sérgio Abranches, a situação é preocupante. “Estes são meses com muita nuvem, o que impede os satélites de terem visão de toda a área”, disse em entrevista à Rádio CBN.

Abranches afirma que o DETER é um sistema de alerta rápido que cobre áreas relativamente grandes e que não permite visualizar desmatamento em módulos pequenos, onde está acontecendo a maior parte da derrubada de árvores. “O padrão de desmatamento mudou, da abertura de grandes áreas, para a abertura progressiva em pequenos lotes.”

A avaliação de Abranches é que esteja em curso uma mudança dos padrões de desmatamento e da falta de engajamento de importantes setores na preservação da Amazônia. “Em conversas com ambientalistas que acompanham a região, eles já haviam manifestado preocupação com o relaxamento em vários setores”. Abranches cita o pacto da carne, que não está sendo cumprido por boa parte dos frigoríficos; a proibição do Conselho Monetário Nacional de financiamento a propriedades que não comprovem situação de regularidade ambiental não tem sido obedecida.

Na entrevista o cientista político cita também a construção de rodovias e hidrelétricas – como Belo Monte, que já levou para a região no mínimo 8 mil pessoas –, como os principais fatores de pressão por desmatamento nos próximos anos. “O que estamos precisando é de uma discussão séria sobre um novo padrão energético e um novo modelo de desenvolvimento baseado na inovação e na sustentabilidade.”

Visite agora a Fonte Clique aqui

4 de fev. de 2011

Usina de Belo Monte - Diga Não a Construção

A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará, será a usina que produzirá menos energia, proporcionalmente à capacidade de produção, e qu... thumbnail 1 summary
A hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará, será a usina que produzirá menos energia, proporcionalmente à capacidade de produção, e que terá maior custo para os investidores na comparação com outros empreendimentos de grande porte, em razão da intensidade dos impactos sociais e ambientais na região.



Artigo de Marina Silva, publicado no jornal Folha de São Paulo.

Estão mais do que evidentes a complexidade e os riscos envolvidos na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Pará.

Erros há 20 anos represados, sobram dúvidas e incertezas sobre a viabilidade econômica e a extensão dos impactos socioambientais do empreendimento.

Apesar de todas as manifestações em contrário, o governo se mantém indiferente. Fez-se o leilão semana passada e anunciou-se um vencedor, apesar da insegurança jurídica do processo e a fragilidade dos arranjos societários de última hora. Vê-se o direcionamento de todos os instrumentos de políticas públicas para viabilizar um projeto estrategicamente ruim, caro e de altíssimo risco socioambiental.

Enquanto isso, pouco se faz para reduzir perdas da ordem de 15% em energia no país, o equivalente a três vezes a capacidade média de Belo Monte. E o processo em curso aponta mais desperdício: Belo Monte terá uma produção energética efetiva bem menor do que sua capacidade total - 4.428 MW, em função do regime hídrico do rio e da configuração do projeto, e não os 11.223 MW anunciados.

Surpreendem também as condições à disposição dos interessados em comercializar a energia gerada pelo rio Xingu. Tem-se R$ 13,5 bilhões em crédito subsidiado pelo BNDES, com prazo de 30 anos para pagamento, a juros de 4% ao ano.

Isenção de impostos sobre os lucros, o comprometimento do capital de empresas estatais e de fundos de pensão e, de quebra, o absurdo comprometimento de licenciamento ambiental com prazo preestabelecido para a obra começar já em setembro.

Mesmo assim, as duas empresas privadas que melhor conheciam o projeto não participaram do leilão. Preferem a posição de contratadas aos de investidoras, enquanto outras, vitoriosas, ameaçam desistir dos benefícios aparentemente irrecusáveis. Imaginem se todas essas condições excepcionais fossem para melhorias da eficiência do sistema elétrico e para redução da demanda por energia?

A política energética em curso é manca: apoia-se apenas no aumento da oferta sem investir na diversificação, na conservação e na gestão do mercado. Temos um sistema com elevadas perdas por desvio, manutenção precária e pouco incentivo para o uso de técnicas construtivas de maior eficiência energética.

Definitivamente precisamos expandir a oferta de energia, mas não necessitamos, para isso, manter a cultura do desperdício e comprometer o patrimônio ambiental e os recursos do país, quando temos alternativas de geração.

Chegou a hora de uma ação urgente, o governo já liberou a derrubada de árvores para abrir o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.

A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras.


Fontes: G1 e Estadão

3 de fev. de 2011

Veja o Video - Policiais civis e militares se enfrentam em MG

Policiais civis e militares se enfrentaram nesta quarta-feira (2), em frente a uma oficina mecânica nas esquinas das ruas Japurá e Macapá, n... thumbnail 1 summary
Policiais civis e militares se enfrentaram nesta quarta-feira (2), em frente a uma oficina mecânica nas esquinas das ruas Japurá e Macapá, no Bairro Amazonas, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A confusão começou às 19 horas, depois que sete suspeitos foram presos por agentes da Polícia Civil na Multipointer Oficina. Os suspeitos teriam participado de um sequestro, seguido de roubo, de um gerente do Santander em Betim.


Segundo testemunhas, os policiais civis chegaram ao local em carros descaracterizados e prenderam os suspeitos dentro da oficina. No momento em que os presos estavam sendo colocados nos veículos - um Astra azul e um Palio Weekend preto - uma viatura da Polícia Militar (PM) passou pelo local. Uma testemunha que estava dentro da oficina afirmou que no momento das prisões, um tenente da PM exigiu a identificação dos agentes, entre eles, um delegado.

Em seguida, os policiais se desentenderam e houve agressividade dos dois lados. Os três PMs e os sete civis envolvidos sacaram as armas e pediram reforços praticamente ao mesmo tempo. O tenente da PM foi imobilizado, agredido a socos e chutes e terminou a noite preso por desacato.



Durante o trajeto até Contagem, pela Avenida Amazonas, a reportagem do HOJE EM DIA contou 25 viaturas da Polícia Civil e cinco da Polícia Militar. Todas estavam com as sirenes ligadas e retornavam do local do confronto. No Bairro Amazonas, um micro-ônibus lotado de policiais militares deixava a cena da briga no momento em que a reportagem chegou ao local.


Também na quarta-feira (2), pela manhã, outro incidente parecido aconteceu no Bairro Tropical, em Contagem. Na ocasião, dois agentes da PC prenderam dois suspeitos de participação no mesmo crime, conhecido como golpe do sapatinho, e também foram parados pela PM. Porém, dessa vez, houve apenas uma discussão.


De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindpol), Antônio Marcos Pereira, o fato demonstra o clima de tensão entre as duas polícias nas ações diárias. “Estamos sentados sobre um barril de pólvora. Um disparo neste incidente de hoje poderia tornar aquilo em uma carnificina. A integração entre as polícias só é real dentro dos gabinetes”, disparou.


O sindicato participa nesta quinta-feira (3), às 15 horas, de uma reunião entre os altos comandos das polícias Militar e Civil com o secretário de Defesa Social, Jaime Lélis, na Cidade Administrativa, para discutir o assunto. A assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais anunciou que as corregedorias das polícias vão investigar separadamente o que aconteceu.

Fontes: R7 e hoje em dia

Tiririca é um dos mais aplaudidos durante posse da Câmara

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, foi um dos mais saudados e festejados por outros parlamentares e pelos c... thumbnail 1 summary
O deputado federal Francisco Everardo Oliveira (PR-SP), o Tiririca, foi um dos mais saudados e festejados por outros parlamentares e pelos convidados na cerimônia de posse dos deputados eleitos para a 54ª Legislatura nesta terça-feira (1).

O palhaço deputado recebeu alta médica dois dias antes, após passar por cirurgia para retirada de pedras na vesícula.

Questionado sobre a participação na cerimônia, ele respondeu: "Dá para aguentar. Estou operado, mas dá para aguentar".

Tiririca recebe alta e deixa hospital em SP Ele também falou sobre a adaptação à capital federal.



"Por enquanto estamos em hotel. Vou me dividir entre Brasília e São Paulo, porque eu também gravo lá [o programa para TV]. Devo estar em Brasília de segunda a quinta, e na sexta estou em São Paulo", afirmou. Tiririca disse que deve ficar "uns dois meses" hospedado em hotel até conseguir uma residência fixa em Brasília.

Sobre a eleição para a presidência da Casa, Tiririca declarou apoio à candidatura de Marco Maia (PT-RS). "Vou votar com o partido, no Marco Maia", disse.

Fonte Uol.

Confrontos no Cairo matam 3 e ferem mais de 1.500

Os confrontos entre milhares de manifestantes pró e contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak, continuaram na madrugada desta quinta-feira... thumbnail 1 summary
Os confrontos entre milhares de manifestantes pró e contra o presidente do Egito, Hosni Mubarak, continuaram na madrugada desta quinta-feira (3) na Praça Tahrir, no centro do Cairo, após o dia mais violento desde o início dos protestos.

No início da noite, o novo vice-presidente Omar Suleiman reiterou o pedido do Exército para que a população obedecesse ao toque de recolher e voltasse para a casa.

Mas durante a madrugada tiros foram ouvidos no centro do Cairo. Os manifestantes também colocaram fogo em diversos pontos da praça, usando bombas incendiárias

O protesto tomou mais violência na quarta-feira (2), quando centenas de partidários de Mubarak chegaram ao local da manifestação, que era dominado pelos opositores. O Exército não reagiu aos violentos choques, e atirou para o ar na tentativa de dispersar a multidão.



Mortos e feridos em confronto Subiu para três o número de pessoas mortas e 639 o de feridas nos confrontos entre apoiadores e opositores do regime egípcio na praça Tahrir, informou o ministro da Saúde. "A maioria dos feridos foi atingida por pedras", disse Ahmed Hosni Farid à emissora de televisão Nilo. "Ninguém foi ferido por tiros", acrescentou.

Um dos mortos é um militar que caiu de uma ponte, segundo Abderaman Shahine, porta-voz do ministério. O ministro não especificou quem são os outros mortos.

Uma médica de uma clínica de emergência no Cairo disse à agência de notícias Reuters que o número de feridos nos confrontos pode chegar a 1.500.

Os embates intensificavam-se ao cair da noite. Gás lacrimogêneo era lançado contra os manifestantes, e dois coquetéis molotov teriam atingido o Museu do Cairo, que fica na praça, mas sem provocar dano.

Fonte: Jovempan-online

Palpites Loterias