Sistemas Loterias

5 de mar. de 2009

Guardas municipais fazem curso para monitorar câmeras do Centro

A secretaria para Assuntos de Segurança Pública começou, nesta quarta-feira, 18, a preparar a primeira turma de guardas municipais que farã... thumbnail 1 summary
A secretaria para Assuntos de Segurança Pública começou, nesta quarta-feira, 18, a preparar a primeira turma de guardas municipais que farão o monitoramento das 23 câmeras instaladas na região central da cidade, no trecho entre as praças IV Centenário e Getúlio Vargas estendendo-se até a avenida Paulo Faccini e o Bosque Maia. Trata-se da última etapa preparatória para o início de operação no começo de março.

Segundo projeção do Departamento Técnico da Guarda Civil Municipal (GCM), o curso será concluído até sábado, dia 21. “Na semana do carnaval faremos os últimos ajustes com todo o pessoal, inclusive com avaliação de potencial de captação de imagens de cada câmera, para depois iniciarmos o monitoramento”, afirmou o secretário João Dárcio Ribamar.

A primeira turma terá 20 guardas, divididos em cinco turmas de quatro operadores, que aprenderão a utilizar as principais ferramentas do software, especialmente projetado para atividades de segurança. O consultor Wagner Figueiredo, da empresa Ausec, responsável pelo desenvolvimento deste projeto, destacou que as câmeras são dotadas de zoom óptico de 35X, com extensão para mais 12X. “Ela garante uma perfeita captação de imagem para até 1 quilômetro com nitidez, e outros 300 metros acrescidos com a utilização do recurso (12X) da ferramenta”, disse Figueiredo.

Segundo o consultor, as imagens podem ser gravadas e armazenadas por até 90 dias, com a possibilidade de serem exportadas para outras mídias. “Por serem criptográficas, só podem ser abertas pela Central de Monitoramento”, destacou. Outro recurso do sistema é que as imagens podem, quando necessário, ser compartilhadas por outros organismos de segurança pública.

Estudos da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, demonstraram que o centro da cidade é responsável pela movimentação de 250 mil pessoas/dia (aferição de janeiro de 2007).

O monitoramento será coordenado pela Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, onde está a Central de Monitoramento, que funcionará ininterruptamente. A parte operacional ficará a cargo da Guarda Civil Municipal e das polícias Civil e Militar.


Fonte: Prefeitura Municipal de Guarulhos

Palpites Loterias