Sistemas Loterias

8 de ago de 2014

Curso de Busca e Salvamento - Canil da Defesa Civil de Osasco

Na última semana, as GCM Edilaine Oliveira e GCM Simone Antunes , integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Munici... thumbnail 1 summary
Na última semana, as GCM Edilaine Oliveira e GCM Simone Antunes, integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, participaram do “1º Curso de Busca e Salvamento”, ministrado pelo Canil da Defesa Civil de Osasco, realizado na cidade de Barra Mansa (RJ). 

O treinamento visa a preparar adestradores para resgatar, com o auxilio de cães, vítimas de soterramentos e afogamentos, além da busca por pessoas perdidas. Essa habilidade é conhecida como mantralling.

O curso, com duração de cinco dias, foi ministrado pelos instrutores Cecílio Neto Gomes Carlos (coordenador do Canil da Defesa Civil de Osasco), que é formado por instituições reconhecidas internacionalmente, como American Rescue Dog Association (ARDA) e SWAT americana e pelo etologista (especialista em comportamento canino) Jorge Pereira. 

Tarefa canina

A Defesa Civil de Osasco é a única do Brasil que conta com treinamento de cães para resgates. O adestramento dos animais é contínuo e conta com exercícios e simulações de acidentes. O tempo médio para um cachorro tornar-se hábil para o trabalho externo é de oito meses, podendo ser reduzido com o aumento da frequência das tarefas. Atualmente, três cães da Defesa Civil estão preparados para atuar em salvamentos.

Segundo o instrutor do curso, o trabalho de resgate não é traumatizante para os animais. “Tudo que o cão faz é uma diversão. Ele acha que a vítima que ele procura é um brinquedo. Quando buscamos algum ferido e não o achamos, temos que recompensá-lo da mesma maneira, para que não se sinta desestimulado”, comentou Cecílio.

Haytham

Há cerca de dois meses o pastor de mallinois Haytham, de Guarulhos, começou a receber o mantralling e, de acordo com a adestradora, GCM Edilaine Oliveira, em poucos meses o cão estará apto para realizar serviços externos. 


Palpites Loterias