Sistemas Loterias

18 de ago. de 2009

Banda da Guarda Municipal completa três anos este mês.

Criada no começo de 2006, para apresentações de temas militares, a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) nasceu da persistência de 12 guard... thumbnail 1 summary
Criada no começo de 2006, para apresentações de temas militares, a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) nasceu da persistência de 12 guardas, músicos nas horas vagas. Os primeiros acordes eram de instrumentos próprios e os ensaios ocupavam uma sala improvisada no complexo do ginásio poliesportivo Fioravante Iervolino, onde a GCM tinha uma base.

Dos hinos Nacional e de Guarulhos – com regência dos maestros Samuel de Santana, da GCM, e João Batista, do Tiro de Guerra – até sucessos populares, inclusive com a participação de um vocalista, a corporação musical passou por diferentes etapas.

Chegaram novos instrumentos, houve mudanças entre os músicos e a regência até a chegada de Marcelo Mendonça, do Conservatório Musical de Guarulhos, que implantou um novo estilo nas apresentações.

Já na Base da Vila Tijuco, o grupo construiu uma sala com tratamento acústico para aperfeiçoamento profissional de seus integrantes. Os ensaios ganharam frequência e o repertório evoluiu. Hoje as apresentações vão do estilo Big Band ao popular, nacional e internacional.

Com coordenação do GCM Camargo, a corporação participa da maioria dos eventos do cerimonial da Prefeitura. São cerca de 20 apresentações por mês. “Nos dias que sobram a gente arruma a casa”, lembra Camargo, referindo-se aos cuidados com manutenção de instrumentos e a limpeza do espaço reservado para ensaios.

Segundo o secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, João Dárcio Ribamar Sacchi, talento e dedicação foram preponderantes para o crescimento do grupo musical. “O sucesso tão grande e em tão pouco tempo mostram a dedicação e a qualidade profissional deste pessoal”.

Segundo o secretário, o carinho da população para com os músicos demonstra a receptividade ao grupo. “Como os demais departamentos, eles batalharam muito e merecem o sucesso que alcançaram”, destacou.



Variedade de estilos


A Banda da GCM é composta pelos músicos: Márcio (vocal), Samuel (trombone), Oséas (sax alto), Daniel (teclados e prato), Nelson (trombone), Gilberto (guitarra e bumbo), B. Carvalho (guitarra e bumbo), Marcos (bateria e caixa), Renato (contrabaixo e prato), Valtemir (bombardino), Barboza (sax-tenor) e Braz (trompete). Os instrumentos prato, bumbo e caixa são usados em apresentações cívicas.


No repertório, além de temas militares e cívicos, o grupo apresenta clássicos como Aquarela do Brasil, Garota de Ipanema, Samba de Verão, Trem das Onze e O Guarani, músicas de Tim Maia, Jorge Benjor, Sandra de Sá e Jorge Vercilo, além de sucessos internacionais de Duke Ellington e da orquestra de Glenn Muller, entre outros.


Parabéns ao grupo Banda Musical da GCM Guarulhos, temos o orgulho de sermos representados de forma extraordinária e plausivel quando vocês levam para a sociedade, momentos de alegria e ao mesmo tempo a demonstração de comprometimento da guarda municipal.

Palpites Loterias