Sistemas Loterias

27 de out. de 2009

Guardas Municipais de Canoas simulam mediação de conflito com uso de spray inédito

Canoas tem a primeira força de segurança do Estado a utilizar spray para controle de distúrbio civil. O produto químico é a base de óleo veg... thumbnail 1 summary

Canoas tem a primeira força de segurança do Estado a utilizar spray para controle de distúrbio civil. O produto químico é a base de óleo vegetal, diferente dos tradicionais de pimenta. A experiência para teste do produto foi feita nesta quinta-feira, 22, no Centro Integrado de Segurança Pública. Alguns guardas municipais fizeram simulação de situação de conflito e foram imobilizados pelos guardas com o spray.


Segundo o guarda Júlio Pires, que foi cobaia da utilização da substância adesiva, a sensação é a de pânico por ficar com a visão comprometida. “Age no psicológico mesmo, pois, na verdade não é tóxico e nem causa alergia. Apenas um ardor nos olhos se tu esfregar”, disse Pires.


A utilização será para o efetivo de guardas municipais que atuam nas rondas escolares e no projeto guarda Comunitária. 10 unidades já estão em uso da guarda Civil municipal e mais 40 devem chegar a Secretaria municipal de Segurança Pública e Cidadania em breve. A Secretaria será referência para multiplicar a prática de utilização do spray para as demais guardas interessadas no produto.


De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, a intenção da aquisição do spray é ter mais um recurso de segurança que não reproduza mais violência. “É para atuação preventiva e de controle de distúrbio civil, não para confronto”, explicou.


O spray de óleo vegetal lança um tipo de cola natural, não-tóxica, que dificulta a visão e deixa a pessoa imobilizada. O aplicador é direcionado e evita atingir terceiros, podendo ser aplicado até cinco metros de distância. A substância não causa alergia nem qualquer dano à saúde, mas, só pode ser retirado com produto específico. Em caso de uso de água a visibilidade fica ainda mais comprometida.

fonte: Prefeitura de Canoas RS

Palpites Loterias