Sistemas Loterias

11 de mar. de 2011

Terremotos e tsunamis atingem região nordeste do Japão

Às 14h46 de hoje, sexta-feira, um forte terremoto atingiu a costa nordeste do Japão no Pacífico, desencadeando tsunamis em muitas cidades da... thumbnail 1 summary
Às 14h46 de hoje, sexta-feira, um forte terremoto atingiu a costa nordeste do Japão no Pacífico, desencadeando tsunamis em muitas cidades da costa do Pacífico.

A Agência de Meteorologia do Japão emitiu alertas de tsunami para amplas áreas desde Hokkaido, no norte do país, até Shikoku, na costa do Pacífico, e está pedindo às pessoas para se refugiarem em locais mais altos.




A agência disse que a magnitude do terremoto foi de 8,8 graus, na escala internacional Richter. Este foi o mais alto nível registrado no Japão desde tais estatísticas começaram a ser compiladas.



Alertas importantes sobre tsunami com ondas de até mesmo 10 metros de altura foram emitidos desde Hokkaido, a província mais ao norte do país, até Tokushima, na região oeste.

Na província de Miyagi, no nordeste do Japão, a intensidade do terremoto foi de 7 graus na escala japonesa que vai de zero a sete - constituindo-se em um nível recorde.

Fortes tremores ocorreram em muitas partes do país, incluindo na capital, Tóquio.

Às 15h06, um segundo terremoto de 7 graus de magnitude atingiu a mesma área. Isto foi seguido por um outro de 7,4 de magnitude, às 15h15.

O terremoto aconteceu ao largo da costa da província de Ibaraki, região sul em relação ao local onde os dois tremores anteriores aconteceram.




O quarto terremoto, de 7,2 graus de magnitude aconteceu às 15h26 ao largo da província de Miyagi.

Uma série de tsunamis está ocorrendo da costa oriental do Japão. As câmaras da NHK mostraram muitas carros e casas sendo levados pela correnteza tanto na província de Miyagi como nas outras da vizinhança. Incêndios também foram observados em áreas ao longo da costa do Pacífico.

As ondas de tsunami de mais de 10 metros de altura poderão acontecer na costa das províncias de Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Chiba.

Nas áreas litorâneas da províncias de Hokkaido, Kanagawa, Shizuoka, Wakayama e Tokushima, e nas Ilhas de Izu e de Ogasawara, tsunamis também são previstos com alturas de 3 a 8 metros.

Ondas de tsunami de até mesmo 2 metros de altura também estão previstas em áreas entre a Baía de Tóquio e as ilhas de Okinawa.

O porto de Souma, na província de Fukushima, foi atingido por ondas de tsunami de 7,3 metros ou mais de altura , às 15h50 desta tarde. O porto de Kamaishi, na província de Iwate, foi atingido por uma onda de tsunami superior a 4,1 metros, e no porto de Miyako, também na província de Iwate, as ondas foram superiores a quatro metros.

Aqui estão outros locais e cidades onde tsunamis foram constatados: porto de Oarai, em Ibaraki, 3,9 metros de altura; Erimo, em Hokkaido, 3,5 metros de altura; Ishinomaki, em Iwate, 3,2 metros de altura; porto de Ohfunato, em Iwate, 3,2 metros.

Funcionários do serviço de meteorologia afirmam que as ondas de tsunami poderão acontecer em série, e que ondas secundárias e terciárias poderão ser mais altas do que as iniciais.

Veja mais noticias nesse link:
http://jornaldomundo.com/video-terremotos-e-tsunamis-que-atingem-o-nordeste-do-japao

Palpites Loterias