Sistemas Loterias

27 de jan de 2012

Proibição do Uso das Sacolinhas Plásticas Favorecem Comerciantes

O primeiro dia sem as sacolas plásticas descartáveis foi marcado por confusão e tumulto nos principais supermercados de Guarulhos, por causa... thumbnail 1 summary
O primeiro dia sem as sacolas plásticas descartáveis foi marcado por confusão e tumulto nos principais supermercados de Guarulhos, por causa da manifestação realizada pelo Idecon (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor). Ontem, os consumidores do Extra, Walmart, Carrefour e Lopes foram obrigados a fazer as compras ouvindo o protesto de representantes do Instituto.

O presidente do Idecon, Reginaldo Araújo Sena e sua equipe percorreram as redes de supermercados com a intenção de conscientizar os cidadãos quanto à obrigação dos estabelecimentos comerciais sobre a disponibilização gratuita de sacolas de boa qualidade para o transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores.

"A preservação do meio ambiente pode começar com a extinção das sacolas plásticas, mas só será alcançada plenamente quando o povo tiver educação".

Acabam com as sacolinhas plásticas, mas as garrafas Pets continuarão sendo despejadas nos rios e nas enchentes.e os sacos de lixo tomarão o lugar das "vilãs" sacolinhas.

Se vamos comprar as sacolinhas a partir de agora, onde fica a consciência ecológica?

Veja esses dados da Cidade de São Paulo:

A medida que proíbe o uso das sacolinhas, está longe de ser a solução dos problemas ambientais na capital, que separa apenas 10,7% do lixo possível de ser reciclado.

Ou seja, de um total de 2.000 toneladas que podem ser recicladas por dia, apenas 214 toneladas efetivamente são.

Isso significa que, todos os dias, cerca de 1.800 toneladas de lixo, como sacolas plásticas, latas e garrafas, acabam no aterro sanitário junto com o lixo comum ou são despejados irregularmente em ruas e córregos.

Isso acontece porque o programa de coleta seletiva da prefeitura só atende 1,6 milhão dos 3,9 milhões domicílios paulistanos, que produzem diariamente 10 mil toneladas de lixo.

Obrigações e Direitos

Concordo que somos obrigado a preservar o meio ambiente de todas as formas e já sabemos do impacto que pode causar ao nosso planeta.

Mas também acredito que não justifica o Povo pagar por sacolas biodegradável ao custo de 0,19 centavos cada sacolinha com um custo de 5,00 a 8,00 a cada compra, ou mesmo pagar de 3,00 a 5,00 cada sacolas retornáveis.

Veja aqui mais matérias sobre meio ambiente.

Palpites Loterias